Preciso do Cartão Nacional do SUS?


O Cartão Nacional de Saúde (CNS) é um documento numerado que possibilita a identificação de qualquer pessoa no Brasil ao utilizar os serviços de saúde. Ele pode ser considerado uma carteira de identidade da saúde.


O uso do CNS por todos os cidadãos brasileiros, mesmo por aqueles que têm plano de saúde, traz benefícios à gestão do sistema de saúde do país, contribuindo para o planejamento das ações de saúde pública.


Para o cidadão, o número do CNS possibilitará o registro em prontuários eletrônicos únicos a serem utilizados em serviços públicos e privados de saúde. Desta forma, os dados de saúde poderão ser consultados por profissionais autorizados para isso, sem que se percam informações importantes para o tratamento da pessoa. Assim, cada cidadão terá acesso ao seu histórico de saúde, independente de utilizar o serviço público ou o plano de saúde.


É importante frisar que ninguém, seja beneficiário de plano de saúde ou usuário do SUS, pode ter seu atendimento em saúde negado caso não esteja de posse do cartão ou de seu número. Da mesma forma, nenhum beneficiário pode ter seu plano de saúde cancelado devido à ausência desta informação.


Cabe destacar que o cartão em plástico não deve ser emitido para todas as pessoas logo após seu cadastramento. No entanto, a partir do cadastramento, o sistema emite um número de registro, que deve ser utilizado nas bases nacionais de informação em saúde.


Como posso ter meu Cartão do SUS?


Quem tem plano de saúde não precisa ir a postos de saúde ou hospitais do SUS com o objetivo de cadastrar-se, uma vez que as operadoras ja proporcionam o cadastramento, informando o beneficiário de plano de saúde sobre seu número de cartão.


Quem não possui plano de saúde poderá se cadastrar no momento do primeiro atendimento em saúde na rede pública ou conforme o planejamento do secretário de saúde responsável pela região de moradia da pessoa. É importante ressaltar que o cadastramento da pessoa resultará na obtenção de um número de cartão, a ser amplamente utilizado nos momentos de atendimento em saúde, independentemente da emissão de cartões em plástico.


Os clientes de plano de saúde terão, além de seus cartões do plano, o Cartão Nacional de Saúde? O número do Cartão Nacional de Saúde deverá constar nos cartões de plano?


O projeto atual tem como foco o cadastramento das pessoas, priorizando a qualidade dos dados registrados e o desenvolvimento de sistemas de informática que darão o suporte necessário à operacionalização do uso do cartão nos atendimentos em saúde.


Os clientes de plano de saúde poderão ter dois cartões, caso em eventual atendimento no SUS haja a emissão do Cartão Nacional de Saúde em plástico.


No futuro, o número do Cartão Nacional de Saúde deverá constar nos cartões de plano, de maneira que as pessoas que tenham planos de saúde possuam apenas um documento de identificação onde constem os principais dados essenciais para o seu atendimento na rede de saúde brasileira, seja pública ou privada.


Em atendimentos no SUS de pessoas com plano de saúde, o número será solicitado?


Nos atendimentos no SUS, o número do Cartão da pessoa poderá ser obtido por meio de consulta à base de dados, que terá âmbito nacional, não diferenciando indivíduos com ou sem plano de saúde. Os mesmos sistemas informatizados serão acessíveis pelo SUS e por empresas operadoras de planos de saúde.


Há algum risco de não atendimento, caso a pessoa não esteja com seu cartão ou com seu número?


Não. Seja no SUS ou na rede privada, ninguém poderá ter seu atendimento negado por não portar o cartão ou o número do cartão. Da mesma forma, nenhum beneficiário de plano de saúde poderá ter seu plano cancelado devido à ausência deste número.


Fonte: ANS - http://www.ans.gov.br/48-planos-de-saude-e-operadoras/espaco-do-consumidor/perguntas-frequentes/1659-cartao-nacional-de-saude-uma-realidade-para-todos-os-brasileiros


Ficou interessado em saber mais sobre a contratação de uma Assistência Odontoponta?

Escolha o seu Plano Ideal: https://www.odontoponta.com/para-sua-familia


Receba novidades e conteúdos interessantes assinando o Grupo Odontoponta aqui


#sus #cns #cartãosus #planosdesaúde #plano #odontológico #convênio #SeuConvênioCompletão

17 visualizações

Ouvidoria Odontoponta

+55 42 3025.6003

ouvidoria@odontopontaonline.com

Relacionamento com o Cliente

+55 42 3025.6003

+55 42 99971.0261

odontoponta@odontopontaonline.com

  • Grey Facebook Icon
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinza ícone do YouTube

Políticas de Privacidade

Copyright © 2020 - Grupo Odontoponta

Odontoponta CRO/PR - nº 1069 | RT: R. Bahls CRO/PR - nº 14453