O que é a Carência em seu Plano?


Carência é o tempo que você terá que esperar para ser atendido pelo plano de saúde em um determinado procedimento.

Esse tipo de informação está presente no seu contrato.


Por que existem carências?


Em algumas modalidades de contratações de assistências de convênios odontológicos são encontrados os períodos de carências para alguns procedimentos, principalmente que apresentam maiores complexidades.


Para entender a existência das carências vamos entender primeiro as modalidades de contratação existentes:


Contratação com Cobertura Total - nesta modalidade o cliente contrata a assistência pelo pagamento de mensalidades e não precisa ter mais nenhum pagamento sobre procedimentos ou exames que precise realizar posteriormente enquanto estiver com seu contrato vigente. Geralmente, nesta categoria, os valores de mensalidades por vida são maiores, pois a operadora inclui na própria mensalidade o risco da assistência disponibilizada ao cliente em cobertura total;


Contratação com Co-participação - nesta modalidade o cliente contrata a assistência pelo pagamento de mensalidades, contudo, também participa de parte dos custos de procedimentos e exames que precise realizar posteriormente enquanto estiver com seu contrato vigente. Geralmente, nesta categoria, os valores de mensalidades por vida são mais acessíveis, pois a operadora retira da mensalidade o risco da assistência disponibilizada por conta do cliente também participar do custo final da assistência.


As carências são geralmente observadas nos contratos de coberturas totais, isso acontece pois as operadoras precisam colocar este tempo de espera para fazer um caixa financeiro de segurança para fazer frente a eventuais necessidades do cliente contratante.


Em assistências co-participativas geralmente observam-se prazos mais reduzidos ou mesmo inexistentes.


Quais são os prazos de carências?


A ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar, determina o prazo máximo de carência para cada tipo de plano, veja o link: http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/espaco-do-consumidor/carencia


De maneira geral os prazos de carência respeitam a seguinte regra:

24 horas para urgência e emergência30 dias para consultas e exames simples90 dias para exames complexos180 dias para procedimentos complexos


Quais procedimentos possuem carência?


Nas assistências odontológicas, os procedimentos que frequentemente apresentam prazos de carências são os tratamentos de canal, próteses dentárias e cirurgias eletivas como cirurgias de siso.


Cada operadora em suas modalidades de contratação possui a determinação dos prazos de carências que o cliente deve cumprir para cada procedimento, é importante que o cliente leia com atenção para não ter nenhuma surpresa na hora que for buscar o atendimento.


Os Planos de Assistência Odontoponta não possuem prazos de Carência, através de nosso exclusivo Sistema Contratou Usou, você e sua família podem iniciar os tratamentos imediatamente após a contratação, mesmo para procedimentos de alta complexidade como implantes dentários, próteses, clareamentos e aparelhos dentários.


Confira aqui todas as coberturas Odontoponta: https://www.odontoponta.com/para-sua-familia


Ficou interessado em saber mais sobre a contratação de uma Assistência Odontoponta?

Escolha o seu Plano Ideal: https://www.odontoponta.com/para-sua-familia


Receba novidades e conteúdos interessantes assinando o Grupo Odontoponta aqui

#carência #planosdesaúde #plano #odontológico #convênio #SeuConvênioCompletão

14 visualizações

Ouvidoria Odontoponta

+55 42 3025.6003

ouvidoria@odontopontaonline.com

Relacionamento com o Cliente

+55 42 3025.6003

+55 42 99971.0261

odontoponta@odontopontaonline.com

Políticas de Privacidade

  • Grey Facebook Icon
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinza ícone do YouTube

Copyright © 2020 - Grupo Odontoponta

Odontoponta CRO/PR - nº 1069 | RT: R. Bahls CRO/PR - nº 14453